Aos ALUNOS UNIFLU

É com grande satisfação que vimos por meio desta, divulgar o Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPI). Trata-se de uma iniciativa do UNIFLU na direção da qualidade do aprendizado dos alunos desta instituição. O NAPI atua com estratégias de apoio aos alunos que apresentam dificuldades que impactam negativamente em seu aproveitamento de conteúdos.


Durante a vida acadêmica, é comum que o aluno enfrente períodos de dificuldades emocionais, que possam comprometer seu rendimento no curso e no processo de aprendizagem. Para prestar suporte nesses momentos, o aluno do UNIFLU conta com o Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Aluno. A finalidade do NAPI é orientar e realizar intervenções breves na dimensão psicopedagógica para o corpo discente, docente e técnicos administrativos da Instituição.


Tendo como principal objetivo oferecer apoio qualificado ao aluno em suas necessidades psicopedagógicas, o NAPI intenciona identificar os problemas de aprendizagem que interferem no sucesso acadêmico bem como disponibiliza um espaço de escuta terapêutica emergencial, objetivando uma intervenção sobre o problema identificado ou o encaminhamento aos devidos profissionais.


O trabalho do NAPI consiste em atendimentos e acolhimento do aluno em local reservado e apropriado, diagnóstico, quando necessário, das funções psicológicas básicas relativas ao aprendizado, avaliação de questões pedagógicas interferentes no processo de aprendizagem do aluno, e a possibilidade de oficinas pedagógicas e/ou semi-terapêuticas com a finalidade de ampliar a qualidade do ensino-aprendizagem e/ou de sua saúde emocional.


Existem ao menos três formas de ter acesso aos serviços do NAPI.


1) O aluno pode anunciar espontaneamente sua intenção de atendimento pelo NAPI, devendo para tanto agendar dia e horário para o primeiro atendimento na sala dos professores.


2) Os professores poderão encaminhar alunos que demonstrem, no cotidiano acadêmico, alguma dificuldade mais expressiva quanto à assimilação de conteúdos.


3) A equipe do NAPI, mediante ao histórico de aproveitamento do aluno, ou seja, seu registro de notas, poderá convidar o discente para um primeiro atendimento e avaliação, cabendo ao mesmo à decisão de receber ou não tal apoio.


Além disso, conforme previsto no PDI, o NAPI é responsável acompanhamento do egresso de nossa Instituição, com intuito de interagir, apoiar e fomentar sua entrada no mercado de trabalho e sua formação continuada. Assim, oferecemos-lhes oportunidades de especializações lato sensu em nossa Instituição, mantendo contato permanente com aqueles que se formam em nossos cursos. Integrar o perfil acadêmico do egresso às necessidades individuais e sociais e às exigências do mercado e preparar profissionais capazes de enfrentar os desafios na sociedade do futuro, constitui-se desafio permanente e, nesse contexto, empenhamos todos os esforços para que os acadêmicos egressos participem dessa integração, construindo um espaço de desenvolvimento profissional e atualização científica, que poderá ser ampliado também em encontros, cursos de extensão, atualização, aperfeiçoamento e palestras, consolidando o Projeto de Acompanhamento aos Egressos. Contamos com sua ajuda no sentido de divulgar tal serviço aos demais colegas e nos colocamos a sua disposição para quaisquer esclarecimentos.


Atenciosamente,
Dra. Célia Maria Rangel Nogueira