21 de Março de 2018

MINISTRO DA CULTURA RECEBE TÍTULO DE PROFESSOR-DOUTOR HONORIS CAUSA DO UNIFLU

Foi aprovada na reunião do CONSUN/CONSEPE do UNIFLU, na última segunda-feira, dia 19 de março, a concessão do título de Professor-Doutor Honoris Causa ao Excelentíssimo Ministro da Cultura, Dr. Sérgio Sá Leitão.

O título é a mais alta honraria do Centro Universitário Fluminense, destinado a reconhecidos expoentes do conhecimento acadêmico, nacionais ou estrangeiros.    A indicação foi feita pela Coordenadora do Curso de Jornalismo do UNIFLU, professora Jacqueline Deolindo, prontamente acolhida pela Magnífica Reitora do UNILFU, professora-doutora Inês Ururahy, que levou a indicação logo à primeira reunião do Colegiado maior da Instituição após tê-la recebido.

O homenageado é Jornalista de formação, graduado pela UFRJ. Foi repórter e colunista do Jornal do Brasil e da Folha de São Paulo, além de diretor de redação do Jornal dos Sports. É coautor dos livros “Futebol Arte: a Cultura e o Jeito Brasileiro de Jogar” e “Marketing Esportivo Ao Vivo”, entre outros. No inicio do século XXI migrou para a carreira política, tornando-se gestor público brasileiro. Entre 2003 e 2006, foi chefe de Gabinete do então Ministro da Cultura Gilberto Gil e Secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, onde coordenou os Programas “Copa da Cultura”, “Música do Brasil”, “CulturaPrev” e “Economia da Cultura”, entre outros. Em maio de 20/06, assumiu o posto de Assessor da Presidência do BNDES, atuando na criação do Departamento de Economia da Cultura e do Programa de Apoio à Cadeia Produtiva do Audiovisual (PROCULT). Em 2007, foi nomeado Assessor de Diretoria da Agência Nacional do CINEMA (ANCINE), desenvolvendo vários projetos e fomentando a cultura fluminense, particularmente por meio da oferta de incentivos às produções regionais, como as que foram estruturadas no Norte Fluminense. No ano seguinte, passou a Diretor do órgão, com mandato até 2010. No entanto, em janeiro de 2008 deixou o cargo para presidir a RioFilme, a convite do então Prefeito Eduardo Paes. Entre 2009 e 2014, a RioFilme investiu cerca de 180 milhões de reais em mais de 300 projetos de empresas cariocas de audiovisual, nos segmentos de desenvolvimento, produção, distribuição, exibição, capacitação e serviços. Com isso, o Rio de Janeiro se tornou a capital brasileira que mais investe no setor audiovisual. Ademais, durante a sua gestão acumulou o cargo de Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, entre 2012 e 2015. Em 20 de março de 2017, o chefe da representação regional do Rio de Janeiro do Ministério da Cultura, José Mario Haddad, esteve na sede da Prefeitura de Campos para uma reunião com Secretários Municipais. Durante o encontro, que contou com representantes municipais da cultura, educação, planejamento e da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (CODEMCA), Haddad mostrou disposição em manter um diálogo para receber projetos e viabilizar soluções. Durante o encontro, foram debatidas maneiras de viabilizar o apoio do MinC para: retomada das obras do Palácio da Cultura, reforma e realocação da Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, reforma do prédio da antiga Estação Ferroviária da Leopoldina (onde atualmente funciona a Secretaria Municipal de Educação), além da viabilização de um espaço dedicado à ONG “Orquestrando a Vida”, reconhecida por seu grande desenvolvimento educativo através da música.  Em 25 de julho de 2017, Sérgio Sá Leitão assumiu o Ministério da Cultura no governo Temer.

Visando a dar continuidade à agenda positiva estabelecida pelo MinC e pelo Município de Campos, o UNIFLU, na qualidade de Instituição de Ensino Superior de prestígio da Região Norte Fluminense, deseja conceder este título de honra para o atual Ministro da Cultura, em reconhecimento à personalidade de grande destaque que é, bem como pela importância de seu trabalho para o Brasil, para o Estado do Rio de Janeiro e para o Município de Campos.

A honraria será entregue ao homenageado no Palácio Tiradentes (sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), por ocasião da entrega de outra honraria ao homenageado, a Medalha Tiradentes, com que será condecorado pelo Poder Legislativo do Estado do Rio de Janeiro e que virá receber em sua sede.